quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um Outro Mundo É Possível

O Fórum Social Mundial é um local democrático para debater idéias para o mundo, com trocas de informações e experiências de pessoas que se opõem ao neoliberalismo. Ele não tem caráter governamental e partidário.




Em janeiro de 2003 eu tinha 13 anos. Não entendia direito o mundo, até hoje não entendo, todavia meu conhecimento sobre ele aumentou. Tenho lembranças desses dias quando caminhava pelas ruas de Porto Alegre/RS com meu irmão. Essa cidade estava vivendo um momento mágico, pessoas de todos os cantos do mundo, ásia, europa, oceania, américa, áfrica. Em minhas recordações ainda ouço as mulheres de olhinhos puxados dentro do onibus com camisas de Che Guevara. Recordo da quantidade de dialetos que ouvi naquelas datas, ficava sempre atento para aquelas palavras estranhas que chegavam até a mente de um menino que recém saiu das fraldas.

Saudades daqueles momentos de integração das pessoas. Raças, credos, etnias diferentes e todos trocando idéias sobre como poderiamos ter um mundo igual, melhor. Um globo em que houvesse respeito entre os seres humanos. Nessa ocasião poderia não entender o que se sucedia no estado do Rio Grande do Sul, entretanto, hoje, lendo a importância desses acontecimentos vejo o significado desse grande fato histórico.




Fico vendo as fotos que meu irmão retirou com sua antiga máquina fotográfica, e olho aquele povo em busca de seus sonhos, de sua utopia, de que um mundo melhor é possível. Olhando para elas percebo que não sou o único, que não sou somente eu que está em busca, na luta, por um mundo socialmente igualitário. Essas milhares de pessoas, e entre diversas outras que não puderam estar presentes acreditam que "Um Outro Mundo É Possível"!
Nesse ano de 2009 o Fórum será realizado em Belém do Pará no Brasil, entre 27 de janeiro e primeiro de fevereiro, após Porto Alegre - Brasil (2001, 2002, 2003 e 2005), Mumbai - Índia (2004), em 2006 foi policêntrico com três cidades sediando, Bamako - Mali, Caracas - Venezuela e Karachi - Paquistão; Nairóbi - Quênia (2007) e em 2008 foi definido que não haveria um evento centralizado, e sim, uma semana de mobilização e ação global.
Nos dias de hoje luto pelo o que acredito, com minha ideologia e com minha educação sobre o mundo. Tenho qualidades e grandes defeitos, erro como qualquer ser humano em todos os sentidos, porém nunca digam que desisti de vê-lo com igualdade entre as pessoas.
Fotos: Vinícius da Rocha

Um comentário:

Vini M. disse...

Não tive a oportunidade de presenciar nenhum Fórum Social Mundial, mas sei da importância dele! Realmente traz uma emoção diferente aos olhos! Fico feliz que este acontecimento tenha marcado sua vida, pois muito do que é veio desta experiência fantástica! Abraço!