Está profissão que muitos julgam como de "vagabundos" têm grandes pontos a serem trabalhados para e com a sociedade: inclusão social (inserir um jovem adolescente no meio em que vive), gênero ("Por que meninas jogam vôlei e meninos futebol?"), recreação, esportes, preconceitos (raciais, homofóbicos, entre outros), aumento da autoestima, qualidade de vida, entre outros. Podemos citar também para cada indivíduo... Coordenação motora, velocidade, resistência, flexibilidade, socialização, força, percepção espaço-temporal, percepção óculo-pedal, agilidade, convivência em grupo, e muito mais! A educação física é bonita demais para ser vista com olhos suspeitos pelas pessoas. Precisamos de mais profissionais que ajudem a retirar essa mácula que a envolve.
Em muitos momentos presto atenção em cada colega, e as vezes me pergunto "O que querem aqui?". Não quero ser um profissional que simplesmente entrega uma bola para os alunos e eles que se virem. Não quero excluir, desistir de um aluno, de um ser humano. Isso percebo em muitos deles, e são por causa desses indivíduos que a profissão está denegrida perante a sociedade. É por eles que as pessoas ao assistirem uma propaganda do enem, em que a educação física é um dos temas propostos, fazem uma interpretação pejorativa dela. Eu adoro, amo o que faço e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para mostrar o verdadeiro papel que tem para o povo.
3 comentários:
É isso aí Bruno, a Educação é fundamental na vida de qualquer pessoa. Os antigos "Mestres", em sua maioria, seguem cumprindo a sua missão de compartilhar o conhecimento; Parte da sociedade, no entanto,não dá o devido valor a este maravilhoso ofício.
Esse jeito de organizar a sociedade está falido. Acredito que passamos por momento histórico de transformação e que a escola terá que se mostrar diferente, contribuir de uma maneira eficaz para essa modificação de consciência.
Maromar
São poucos profissionais que passam esta visão da Educação Física para as pessoas. Conheço bastante profissionais desta área, mas poucos realmente exercem ela. Parece que eles fazem por fazer, sei lá. Mas fico feliz por tua iniciativa e sinto falta disso em muitos outros. Gostei muito do teu texto, parabéns e me faz refletir as coisas cada vez mais!
Postar um comentário